segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O primeiro fotógrafo hamburguense - Hugo Bernd

Henrique Hugo Bernd nasceu em Novo Hamburgo, a 30 de março de 1891. Era filho de Felipe Bernd e Guilhermina Gertrudes Wolffenbüttel. O avô de Hugo, Guilherme, era um homem dinâmico, foi um dos primeiros comerciantes de Novo Hamburgo. Seu negócio prosperou e vendia de tudo, desde grinaldas de noivas a ferramentas. Tudo importado. Era a primeira rede de lojas de Novo Hamburgo e região. Felipe Bernd, o pai de Hugo, apesar de trabalhador, não tinha o espírito empreendedor do pai e o negócio da família, quando passou para suas mãos, foi diminuindo até ser vendido. Nenhum dos netos se interessou para continuar o trabalho do pai e do avô.
Hugo gostava de imagens e interessou-se por fotografia artística, onde estudava luzes e sombras, fugindo, daquelas fotografias convencionais, onde os retratados ficavam sempre numa posição dura e olhando para a câmara. Tirava fotos das moças da sociedade, dos membros da família, de amigos, de paisagens. Tinha um dom muito especial para a arte. Nunca cobrava pelas fotos. As tirava por puro prazer pela arte.
Anos mais tarde o casou transferiu residência para Porto Alegre onde Hugo comprou o Atelier Victória. Noivos depois de casarem na igreja, vinham, direto, tirar suas fotos lá. Por ocasião de primeira comunhão, formaturas e demais eventos, não havia lugar para acomodar todos. Era preciso recorrer a sala particular da casa para fazer espaço. Pessoas vinham do interior para se deixarem fotografar no famoso ateliê. Este sucesso durou anos até que Hugo, já com idade, resolveu se aposentar, e vendeu o negócio.

Um comentário:

Dudinha disse...

Texto perfeito, como sempre!! :3