segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fritz Siegel - escultor de lápides


Os cemitérios antigos eram carregados de uma simbologia que hoje pouco compreendemos. Durante séculos na Alemanha as pedras eram lapidadas e viravam verdadeiras esculturas. As lápides antigas traziam anjos, guirlandas, colunas, escadas, tochas e epitáfios que variavam em cada túmulo, deixando uma simbologia gravada nas pedras durante décadas.
           
A tradição das esculturas em túmulos foi passada de geração em geração durante séculos e trazida ao Brasil até acabar com o falecimento dos últimos escultores na segunda metade do século XX. Um desses senhores que trabalhava com lápides foi o imigrante alemão Ludwig Friedrich Siegel. Siegel nasceu em 1876 em Fellbach, no reino de Württemberg e emigrou ainda no século XIX para o Brasil, instalando-se em Novo Hamburgo.

Siegel fundou a firma "Casa Fritz Siegel & Olschowski", que esculpia lápides e pedras tumulares. Siegel casou com a hamburguense Helena Emilie Olga Diefenthäler em 1902. Com o falecimento de Siegel em 1952, que esculpiu ao longo de sua vida centenas de lápides em toda a região, esse conhecimento foi perdido.

3 comentários:

Silvinha Guimarães disse...

Linda e merecida Homenagem!

Silvinha Guimarães disse...

Linda e Merecida homenagem!

Silvinha Guimarães disse...

Linda e merecida Homenagem!