segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O comerciante Johann Peter Schmitt e o nome da localidade

Ainda há pouca bibliografia sobre Novo Hamburgo e pouco material sobre a história do município na internet. Embora São Leopoldo seja o berço da colonização alemã no país e é uma cidade lembrada pelo desembarque e alojamento dos primeiros imigrantes alemães, não há como falar na história da Imigração Alemã sem citar Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo pertenceu até 1927 como segundo distrito de São Leopoldo, porém ao se tornar município, era a segunda cidade mais rica do Estado nos anos iniciais da sua emancipação. Nas primeiras décadas da colonização, 1820, 1830, 1840 e 1850, a pequena localidade de Hamburgerberg já era citada pelos viajantes como um local onde florescia o comércio e as pequenas fabriquetas de couro e sapatos que no início do século XX se transformariam em grandes indústrias de destaque nacional.

Um dos imigrantes de maior destaque do século XIX foi o comerciante Johann Peter Schmitt. Segundo Gaspar Stemmer: (Schmitt) Foi vendeiro em Hamburgo velho, tendo estabelecido ampla rede de coleta de mercadorias das colônias para vender em Porto Alegre e para nelas vender produtos da capital. Envolveu nisto irmaos, filhos e amigos. Tornou-se riquissimo, tendo ao falecer fortuna de 87 contos de réis. Foi elemento chave em tornar hamburgo Velho um centro próspeto. Em 23 de abril de 1827, quando casou pela primeira vez, era ainda colono em Campo Bom.

Schmitt se tornou um dos empresários mais prósperos de Novo Hamburgo, foi um dos hamburguenses mais conhecidos de sua época e é ancestral de dezenas de famílias do município. Mas na história existe grandes erros também, alguns escritores, tais como Karl Lanzer (na década de 1920) e Carlos Hunsche (na década de 1970) escreveram que o nome original da localidade, Hamburberg, procederia de Hampeterberg, como de "Johann Peter", o morro de João Pedro.

A hipótese levantada por Karl Lanzer é defendida ainda hoje por descendentes, porém é incorreta, tendo em vista os seguintes aspectos:

1) A denominação antiga em língua alemã era desde o início Hamburgerberg e não Hampeterberg.
2) Desde o final da década de 1820 Novo Hamburgo já era conhecida como Hamburgerberg, ou seja, antes da chegada do comerciante Schmitt.
3) A explicação ainda é defendida por descendentes para explicar que o histórico do município se deve ao seu ancestral imigrante, excluindo a hipótese de que já havia na localidade outros comerciantes.

Um comentário:

juaorsi disse...

Eu achei legal a doação das terras para a construção do Colégio São Jacó, de parte do primeiro deputado eleito por Novo Hamburgo e proprietário do Hotel Esplêndido de Hamburgo Velho que me recordo dele. Eu sempre vinha de trem à Hamburgo Velho de Campo Bom com minha avó Elsa OLga Carolina Steigleder Brodt. A sua irmã, tia Meda, era casada com o Kayser da padaria, onde hoje é um "pub"e lá embaixo ao lado do antigo Calçados Navio morava a outra irmã delas a tia Emília sogra do Erni Friederich do Cassel Bebidas. Hamburgo Velho me faz retornar aos tempos de criança. A viagem de trem era legal. Minha vó levava até um "frishtick" porque demorava.