terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Karl Lanzer - o primeiro professor de Novo Hamburgo


Entre os pioneiros da história hamburguense está Karl Lanzer, o primeiro professor de Novo Hamburgo. Sua história é muito interessante, além de professor ele foi escritor, músico e sempre esteve engajado com a comunidade. Um dos melhores relatos da época sobre a vida de Lanzer, foi publicado no "Deutsche Post", jornal de São Leopoldo, no ano de seu falecimento, em 1927, eis abaixo o relato:

Hamburgerberg, 30 de agosto

Novamente, um de nossos poucos veteranos de Hamburgo Velho e Novo Hamburgo partiu dessa vida. O velho Karl Lanzer, conhecido muito além dos limites do município, já não se encontra entre nós. Ele faleceu domingo passado, à noite, aos 86 anos, 4 meses e 12 dias.

Karl Lanzer nasceu no dia 16 de abril de 1841 em Relsberg bei Wolfstein, Distrito de Kaiserslautern, Bayrische Rheinpfalz (Renania-Palatinado-Bávara), filho de Adam Lanzer e Christina Margaretha nascida Lehmann. Karl Lanzer, que descende de uma família de professores, pastores e oficiais, freqüentou a Escola Normal Evangélica Bávara Real de Kaiserslautern de 1857-59 e mudou-se com seu pai para o Brasil no segundo domingo de páscoa de 1859, passando por Kreuznach, Köln (Colônia) e Bremen. Após uma viagem de 52 dias em um navio a vela, ele desembarcou em Rio Grande, de onde ele continuou viagem até São Leopoldo. A partir daí ele visitou seus parentes e compatriotas do Palatinado, as famílias Reinheimer, Blauth, Göttel, entre outros. No dia primeiro de outubro ele assumiu a Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgerberg, a qual tinha 48 alunos na época, sendo que recebia honorários de 800 Réis por mês de cada um. Durante 32 anos – de 1860 a 1892 – ele exerceu aqui esse árduo cargo com lealdade e abnegação. Em 1861 ele fundou, junto com outros 24 habitantes de Hamburgerberg, a Sociedade de Cantores “Eintracht”, cujo primeiro e único regente foi ele; a sociedade teve seu término em 1874, devido à revolta dos Muckers.
No ano de 1865 ele constituiu família, tomando por esposa Maria Schmitt, filha do respeitado comerciante e Prefeito Distrital Johann Peter Schmitt; Durante 30 anos ele compartilhou alegria e tristeza com ela. Tiveram 11 filhos, dos quais 7 filhos e uma filha bem como a esposa, faleceram antes do pai e esposo. Em 1869 a comunidade de Hamburgerberg adquiriu um órgão; até então, Karl Lanzer exercia a função de sacristão e solista, como era de costume naquela época e em muitos locais. Alguns anos mais tarde, depois que o organista mudou-se da comunidade de Hamburgerberg, Karl Lanzer tornou-se organista da comunidade, cuja função ele exerceu fielmente até 1897. Em setembro de 1865, Karl Lanzer teve a grande honra de cumprimentar o então Imperador Dom Pedro II em sua segunda visita a Hamburgerberg. Os alunos e alunas da antiga Escola da Comunidade cumprimentaram o ilustre convidado com a canção:

Salve, ó tu da coroa vencedora (coroa de louros)
Soberano da pátria
Salve Dom Pedro!

O Imperador teria rido efusivamente e se alegrado muito com as últimas palavras; as crianças então foram servidas fartamente com doces e limonada. No ano de 1878 foi fundada a Maçonaria em Hamburgerberg; Karl Lanzer fez parte dela de corpo e alma e exerceu duas vezes o grau de Mestre; a maçonaria foi novamente extinta em 1908. Em 1888 foi fundada a Sociedade de Cantores “Frohsin” (alegria, jovialidade); também aqui o velho Lanzer participou incansavelmente e exerceu a função de regente até 1892. Nesse ano ele foi nomeado Juiz Distrital, cujo cargo ele exerceu conscienciosamente sob o governo de 3 presidentes, durante 28 anos. Quando a Sociedade de Atiradores alemã de Novo Hamburgo foi fundada em 1892, o velho Lanzer também colocou seus amplos conhecimentos à disposição da nova sociedade. “Em homenagem a seu leal trabalho e seu incansável entusiasmo pelo desenvolvimento exitoso dessa sociedade, ele foi nomeado o primeiro membro honorário em 1896, depois de já ter-se tornado membro honorário da Sociedade de Cantores “Frohsin” em reconhecimento a seus méritos pelo fomento ao coral masculino alemão de Hamburgo Velho e Novo Hamburgo. Em 1897 ele foi nomeado membro honorário da Sociedade de Cantores na Picada dos Suábios, cujo fundador e regente também foi ele; infelizmente essa sociedade também foi extinta.


Nenhum comentário: